Você sabe o que quer dizer “Atualização de Repositório”?!

por Gabriel Martins 31 de julho de 2019 Inovações
4 min

O repositório de arquivos é onde fica localizado todos os códigos de programação responsáveis por personalizar e funcionalizar o seu website. Dentro dele fica localizado também, toda a personalidade do website, como logos, ícones, gifs, entre outros. A união com outras ferramentas, como o Git, proporciona a possibilidade de versionamento do repositório conforme ele for evoluindo, tendo sempre em mãos um histórico de tudo que foi, ou está sendo feito em seu website. Porém como toda boa tecnologia, o repositório passa por atualizações e vamos te explicar um pouco sobre isso nos tópicos a seguir.

“Atualização de repositório” do que se trata?

 É um processo que sofrerá atualizações constantemente. Isto ocorre devido evolução das tecnologias utilizadas no desenvolvimento de websites. Atualmente estamos utilizando o Webpack, que é um bundler de código para projetos web, onde seu foco é colocar em pequenos pacotes toda a estrutura desenvolvida, modularizando e criando partes reaproveitáveis do seu projeto e facilitando o desenvolvimento independente de cada funcionalidade.

O intuito desta atualização é, modularizar e organizar toda a estrutura de um website, com isso é possível diminuir o tamanho final dos arquivos que são gerados pelo bundler, e também facilitar a manutenção do dia-a-dia que é realizada pelos desenvolvedores, entregando funcionalidades ou correções com um tempo menor e maior eficiência para seu e-commerce, afinal seu negócio também é nosso negócio 🙂

Hoje temos três cenários quando se trata de atualização de repositório, são eles:

Se o seu website nasceu dentro da Click Qi entre 2012 e o primeiro semestre de 2018, o seu repositório foi criado na estrutura Grunt, que também é um bundler de códigos, porém não utiliza a mesma modularização que o Webpack, tornando o seu repositório um pouco limitado em relação a organização dos códigos,  mas pode ficar tranquilo que o nosso time de evolução já está agindo e você será notificado quanto a esta atualização para o repositório de seu site.

Agora se você é um cliente que nasceu dentro da Click Qi a partir do segundo semestre de 2018, seu repositório já está em webpack, o que talvez possa ter ocorrido deste período até hoje é necessitar de algumas melhorias (afinal, aqui não paramos de evoluir), e você também será notificado quanto a essas melhorias pelo nosso time de evolução.

Caso você seja um cliente Click Qi, mas o seu website foi criado por uma outra agência, o seu cenário geralmente passa a ser de criação e não de atualização. Então nosso primeiro contato é para alinhar sobre um possível repositório existente e que pode ou não ser liberado pela sua antiga agência, isso depende muito da política de trabalho da empresa. Se nosso time tiver acesso a este repositório, o processo de criação de um novo repositório fica um pouco mais simples, pois teremos acesso a todos os arquivos que estilizam e funcionalizam a loja sem estarem minificados. 

O que é um arquivo minificado?

É o arquivo final onde todas as funções e estilizações da loja são gerados através do bundler responsável por compilar os códigos, então minificando esses códigos digamos que os arquivos finais ficam muito mais “leves” e seguros, pois além de retirar linhas indesejáveis dos códigos a ideia de minificar o código é deixá-lo ilegível ou dificultar sua leitura. Estes arquivos são importados em seu website e compilados pelos navegadores que são responsáveis pela interface entregue para o usuário final, ou seja, seu cliente de e-commerce. 

Caso sua antiga agência não forneça seu repositório, não se preocupe, conseguimos pegar os arquivos que são renderizados em seu website através de sua plataforma, o problema maior é que funções estarão com os nomes um pouco mais confusos de serem lidos, pois esse processo de minificar o arquivo abrevia o nome das funcionalidades, o que torna a manutenção posterior dessas funções um pouco mais complexas, podendo demandar mais tempo para a execução de uma correção ou evolução em seu website.

Como saber se seu repositório foi atualizado?

Por se tratar de algo que é utilizado somente por desenvolvedores, então só eles têm acesso por questão de segurança, então para saber se seu repositório está atualizado, basta entrar em contato com nosso time de Customer Care pelos nossos principais canais de atendimento que iremos te passar todas as informações necessárias.