Otimize o seu Estoque e Venda Mais na Black Friday

por Eduardo Pereira 11 de outubro de 2019 Black Friday
3 min

Mais do que queimar estoque a Black Friday é momento de Ganhar Dinheiro!

A Black Friday é o momento mais aguardado do ano para os consumidores e principalmente para os lojistas. Deixando de lado o rótulo de “Black Fraude” e entrando na sua nona edição, a Black Friday se consolidou e agora o momento é de encontrar o melhor caminho para vendas. Para isso otimize o seu Estoque para Black Friday e VENDA mais!

Se antes o problema era preço, agora os consumidores reclamam de falta de estoque de produtos durante o período.

Conforme dados do PROCON-SP, nas primeiras edições 28,3% das denúncias eram por maquiagem de preço e 26% por produto indisponível ou cancelamento de compra. Atualmente o primeiro item de reclamação caiu para 8,7% em queixas, já o segundo aumento para mais de 35,6%.

Em suma, vamos dar dicas de olhar para essa Jóia chamada ESTOQUE.

Como organizar o Estoque para a Black Friday

Em primeiro lugar, entender sua curva ABC é essencial para mapear seu histórico real e começar a ajustar o seu estoque conforme o que os seus clientes estão procurando para comprar.

Sendo assim sua curva A é o carro chefe em um período de Black Friday. Se eles já vendem bem durante o ano o indicativo de procura por eles na Black Friday é muito grande!

Eis que entra aquela dúvida: Por que daria descontos nos meus melhores produtos? Vou enumerar três motivos principais para isso:

1 – Negociar Melhores Preços com os Fornecedores

2 – Custos fixos menores em cima da projeção de vendas

3 – Fidelização dos seus clientes e atração de novos clientes

Black Friday é data para vender ponta de estoque?

Não somente ponta de estoque, mas produtos de baixa saída sempre são os “queridinhos” para venda na Black Friday. Visto que nesse momento, os clientes estão mais propenso a compras.

Vale a pena uma análise minuciosa de cada produto do seu estoque que fazem correlação com esse cenário. Às vendas desses produtos, podem ser baixa devido ao alto preço, dessa maneira uma promoção pode auxiliar na venda.

Em síntese a Black Friday é o momento para vender esses produtos sim, porém focar em uma estratégia somente para eles não irá trazer o resultado esperado. Muito menos entregar Receitas e crescimento conforme o Mercado.

Preciso estimar o faturamento baseado no meu estoque?

Planejamento é a chave do negócio, o período não contempla somente a sua loja e sim um ecossistema como um todo. Dessa maneira, a estimativa de faturamento pode ser realizada da seguinte maneira:

1 – Projeção baseada no histórico de vendas

2- Projeção baseada no mercado

3 – Projeção baseada na margem de contribuição

É importante, acompanhar os cenários e estimar junto as promoções qual será o faturamento real. Tenha os fornecedores do seu lado, para que você obtenha um cenário favorável de faturamento.

Por fim, não utilize a Black Friday somente para tentar queimar produtos que não tenham procura ou vendas. Se o produto não vendeu bem durante todo o ano, não será na Black Friday que ele irá sair.

Trabalhe com expectativas realistas, essa sempre será a melhor maneira de encontrar rentabilidade no seu negócio independente do cenário apresentado.

Continua acompanhando nossas redes sociais, para mais dicas de como fazer uma Black Friday rentável e de Sucesso!

Gostou do Post? Veja mais sobre Black Friday > Clique Aqui!