ciashop; VTEX; migração

Migração Ciashop para VTEX, após CADE aprovar fusão.

por Bruno Cury 15 de julho de 2019 Mercado Digital
6 min

Ciashop apresenta o plano executivo da fusão com a plataforma VTEX.

Saiba como fazer a migração da sua plataforma Ciashop para a VTEX.

Trago excelentes notícias para você!
Esta semana foi aprovado pelo CADE a fusão da Ciashop com a VTEX.

De hoje em diante os times da Ciashop e da VTEX se unem na missão de fomentar o ecommerce global. A fusão de Ciashop e VTEX cria uma empresa com 500 colaboradores, 3.000 lojas online, presença em 28 países e responsável por 14 Bilhões de GMV.

Após contato com algumas pessoas da Ciashop, e depois de um testimonial enviado por um dos sócios com o objetivo de sanar algumas dúvidas geradas principalmente pelos clientes Ciashop, tabulamos as principais perguntas e respostas da Ciashop no processo executivo de migração de sua plataforma para a VTEX.

Leia também: VTEX compra plataforma Ciashop.

O que acontece com a Ciashop?

Após uma história de 20 anos, a marca Ciashop deixará de existir. A sede da Ciashop em Curitiba se torna o escritório VTEX CWB e o time da Ciashop ajudará a VTEX a ser uma empresa ainda melhor.

O que acontece com a plataforma da Ciashop?

A plataforma da Ciashop deixará de existir e a plataforma da VTEX será a plataforma oficial, principalmente devido ao fato de estar mais preparada para crescimento e internacionalização. Desta forma, todos os clientes da Ciashop receberão uma plataforma VTEX e deverão migrar suas lojas.

O que acontece com clientes da versão ESSENTIAL?

A VTEX possui hoje três soluções para clientes SMB que são: Loja Integrada, Xtech e Go Commerce, provavelmente a Ciashop direcionará esse grupo de clientes para uma dessas 3 soluções do grupo VTEX. Ainda não há uma previsão de qual será.

O que acontece com clientes da versão PREMIUM?

Clientes da versão Ciashop Premium serão migrados para a plataforma VTEX. As migrações poderão acontecer a partir do dia 01/08. Obviamente que os clientes deverão entrar no processo de migração da plataforma VTEX, utilizando-se de uma agência devidamente certificada.

A plataforma Premium da Ciashop será descontinuada?

Sim. A plataforma Premium da Ciashop será descontinuada no dia 31/12/2020.

Quais as vantagens de migrar para a plataforma VTEX?

Com a inversão da plataforma oficial da Ciashop passando para a VTEX, todos os esforços concentrarão nessa plataforma, e por isso a plataforma Premium deixará de receber atualizações. Assim, as vantagens de migrar para a VTEX além de contar com todo o apoio do time da Ciashop, VTEX e agências parceiras, o cliente poderá usufruir das seguintes vantagens da VTEX.

  • Módulo de Recorrência para clubes de assinatura. Saiba mais;
  • Pagamento com 2 cartões
  • Loja multi língua e multi modela
  • Plataforma integrada com os principais marketplaces do país;
  • Integração nativa com o mercado livre;
  • Módulo de promoção flexível;
  • VTEX IO, Plataforma revolucionária de desenvolvimento de Layout e Aplicativos da VTEX com teste A/B nativo
  • VTEX Payments – gateway de pagamento da própria plataforma VTEX
  • Master Data;
  • Escalabilidade da plataforma 100% na Amazon AWS;
  • Maior capacidade de inovação com arquitetura multi tenant e mais de 1.000 deploys por mês.

Ganhos após a migração para a plataforma VTEX

Segundo estudo da própria VTEX, das várias operações que migraram para a plataforma os ganhos foram cricunstânciais, segue alguns desses dados disponibilizados pela companhia.

  • Aumento de 30% tráfego orgânico;
  • Aumento de 25% de pedidos aprovados;
  • Aumento de 54% de conversão;
  • Aumento de 4% de ticket médio.

Quais a condições dos lojistas Ciashop, após a migração para a VTEX?

Os clientes terão 3 meses, até o dia 31/10/2019, para transferirem seu contrato para a VTEX. Durante este período os contratos manterão as condições comerciais que foram contratadas na Ciashop.

Como as metodologias de cobrança podem ser diferentes, a Ciashop compromete-se a manter o mesmo CTP (Custo Total de Propriedade) na transferência do contrato para a VTEX, ou seja, garantirão que não haverá aumento de custos nesta transferência de contratos desde que o cliente assine a cessão de contrato até o dia 31/10/2019.

Depois da transferência do contrato e durante a migração o cliente não terá que pagar duas plataformas, a plataforma da VTEX só passará a ser cobrada após o Go Live ou 6 meses da data de assinatura de contrato.

Na prática, estaremos dando 6 meses para que o cliente faça a migração sem nenhuma cobrança extra pelo acesso a nova plataforma, pagando apenas a Ciashop.

Após a migração, a plataforma da Ciashop ficará ativa ainda por mais 60 dias sem nenhum custo, para que o cliente possa eventualmente fazer alguma consulta necessária, depois deste tempo a loja será apagada definitivamente.

Como ficará a migração dos produtos da Ciashop para a VTEX?

Atualmente a Ciashop estrá trabalhando na construção de um aplicativo para que essa migração ocorra automaticamente e com menos efeitos colaterais possíveis.

O objetivo é migrar produtos, marcas, filtros, categorias, tabelas de preços e estoque de forma rápida e fácil.

Como fica a integração com o ERP?

Atualmente a Ciashop está rodando uma prova de conceito para a construção de um Middleware que permitiria migrar da loja Ciashop para a VTEX sem interferir na integração com o ERP.

Na prática, o middleware teria a função de deixar a migração de plataforma transparente para o ERP e permitir que o cliente mude para VTEX sem fazer nenhuma alteração na sua integração.

Como dito, segundo o time da Ciashop é ainda uma prova, provavelmente o ERP do cliente já até está integrado nativamente com a plataforma VTEX. Novidades em relação a esse assunto serão compartilhadas pela Ciashop.

Como fazer a migração do Layout da sua loja para VTEX?

Todos os clientes da Ciashop deverão contatar agências VTEX certificadas para executar esse processo com excelência.

Converse conosco, e veja os planos exclusivos da Click Qi para a migração de sua plataforma Ciashop para VTEX.

Os clientes Ciashop, vão ter treinamento na plataforma VTEX?

Claro! O time da Ciashop está montando um pull de treinamentos online e presenciais para os clientes. O objetivo segundo a Ciashop é desenvolverem treinamentos a cada 15dias. Assim que a agenda de treinamentos estiver montada a Ciashop estará compartilhando com todos os seus clientes.

Além disso, dentro do projeto de migração da Ciashop para a VTEX, a Click Qi já oferece 2 treinamentos na plataforma VTEX, o primeiro focado no módulo de catálogo de produtos, e o segundo na gestão da plataforma VTEX, e suas principais funcionalidades.

Quanto tempo leva uma migração da Ciashop para a plataforma VTEX?

O tempo médio de migração para VTEX é de 109 dias, obviamente que esse tempo está atrelado principalmente a 3 fatores.

  1. Quantidade de sistemas integrados no ecossistema digital;
  2. Tamanho da operação de e-commerce;
  3. Funções exclusivas e particulares da plataforma;

Para mais informações você pode acompanhar a Página de FAQ do projeto Ciashop x VTEX.

Ficou com dúvidas, fale com o nosso time comercial e entenda mais sobre o processo de migração da Ciashop para a VTEX após a fusão entre as duas companhias.

Assine nossa news e fique por dentro de mais informações sobre essa novidade do mercado digital.

2 Comments