Táticas fáceis para o seu Marketing de Conteúdo

por Bruno Cury 1 de outubro de 2019 Gestão
7 min

Encontre o sucesso do seu marketing de conteúdo com 5 táticas fáceis de aplicar.

Achei fantástico como o autor desse artigo Garret Moon, conseguiu condensar e deixar extremamente “palpável” esses 5 passos em relação ao marketing de conteúdo para operações online, quando escreveu para a Inc.
No decorrer de sua leitura irei compartilhar o artigo, afim de comentar sobre pontos que julguei importantes.

Encontrar sucesso com marketing de conteúdo não precisa parecer ciência de foguetes. Isto é, uma disciplina complexa, e fazê-la funcionar leva tempo. Porém não significa que o sucesso do marketing de conteúdo esteja além do seu alcance, mesmo se você tiver recursos limitados.

Então, qual é a chave para acertar? Certamente se resume a fornecer consistentemente mais valor do que seus concorrentes e criar conteúdo que produz grandes resultados para seus negócios.

Dessa forma gastando seu tempo ao criar peças que podem direcionar tráfego e leads por meses (ou até anos) após a publicação ou lançamento. E as táticas e canais que podem obter esse tipo de resultado podem ser mais simples do que você pensa.

Veja algumas estratégias que geraram resultados surpreendentes através do Marketing de Conteúdo.

Otimize seu conteúdo para os mecanismos de pesquisa.

A otimização de mecanismos de pesquisa (a prática de aumentar as classificações dos mecanismos de pesquisa para direcionar o tráfego do site) não é nova e também não está morta. A publicação consistente de assuntos que estão atrelados ao seu business, respostas sobre perguntas que são inerentes ao nicho em que sua empresa atua, soluções aplicáveis ao seu funil de leads, se tornam uma estratégia importante, e o melhor de tudo, isso não precisa ser caro.

Como começar a gerar conteúdo dentro de sua base, para atender as demandas de seus leads? Em primeiro lugar, veja o passo a passo para começar a criar um marketing de conteúdo consistente.

  • Invista em software de SEO. Considere opções como Ahrefs, Moz ou SemRush;
  • Nunca publique uma postagem no blog sem palavras-chave focadas. Crie listas de termos muito pesquisados ​​em torno de um tópico antes de começar a escrever.
    Acompanhe os resultados. Verifique se você está classificando, direcionando tráfego e convertendo leads.

Inclua atualizações de conteúdo.

O conteúdo bloqueado (ou seja, o conteúdo bloqueado por trás de um formulário de inscrição por e-mail) ficou um pouco ruim nos últimos tempos.

Há alguma razão para isso também. Não apenas, o conteúdo bloqueado não cumpre o que foi prometido, ou as pessoas podem se cansar de distribuir seus e-mails para acessar suas informações.

Uma boa estratégia para a captação de leads sempre foi entregar um conteúdo “bloqueado” onde a pessoa interessada, compartilhava algumas informações tais como email, nome, empresa ou telefone, e após esse processo o conteúdo era disponibilizado.
Obviamente essas informações eram enviadas a um funil, e esse lead entrava dentro de um sistema de nutrição.
O que o autor chama a atenção é sobre a importância e utilidade desse conteúdo, em poucas palavras, o mesmo precisa ser bem feito e estar alinhado as expectativas dos usuários que o solicitam – não tem conteúdo que é aplicável a todos!

Dessa forma seja qual for o caso, as atualizações de conteúdo (ativos para download incluídos por trás de um formulário de inscrição por e-mail em um blog ou página de entrada) ainda funcionam como um planejamento estratégico.

Contanto que as atualizações de conteúdo sejam algo que as pessoas desejam que ajudem a resolver um problema que elas realmente têm, elas podem ser o molho secreto que transforma seu blog em uma máquina de geração de leads.

Publique a pesquisa original.

As pessoas são naturalmente atraídas pelas estatísticas. Eles nos ajudam a saber quando estamos no caminho certo e nos sentimos confiantes em nossas decisões.

No artigo o autor, compartilha um exemplo que a equipe dele utilizou em um projeto no final do ano passado. O desafio foi, que o responsável pelo time de geração de conteúdo realizasse uma pesquisa e a estruturação dessa pesquisa ficou (e deve ficar) sempre a cargo da pessoa que está buscando a informação.

Conduzir sua própria pesquisa é muito mais poderoso do que resumir de outra pessoa.

Você não precisa necessariamente do poder de uma grande empresa de pesquisa para fornecer descobertas que as pessoas acham valiosas. As ferramentas de criação de questionários, como o SurveyMonkey e o Crowdsignal, facilitam a criação de questionários que você pode compartilhar com seu público e extrai rapidamente informações baseadas em dados.

Sua equipe também pode fazer isso sem muito esforço. Antes de planejar uma pesquisa, descubra o seguinte:

  • Em quais problemas ou áreas temáticas suas perguntas serão focadas?
  • Que hipótese sobre esse tópico suas perguntas tentarão provar ou refutar?
  • Como você distribuirá as descobertas?

Há ferramentas simples como o próprio Google Forms, em que você poderá gerar um formulário estruturado nas dicas compartilhadas a cima, e enviar diretamente do sistema do Google para a sua base de leads/ clientes. A atenção deve se conter na (1) em quais perguntas pretende resolver; (2) a estruturação da pesquisa precisa ser feita pelo responsável ou solicitante;

Escreva posts para outros sites.

De fato, a melhor maneira de criar uma audiência para sua marca é ficar na frente da outra pessoa. Os blogs de visitantes são uma ótima maneira de fazer exatamente isso. Além disso, há mais benefícios (mesmo que você não se considere um escritor):

Essa tática já é algo amplamente difundido, não é para menos – se notar, os principais sites de conteúdo estrategicamente utilizam escritores, sites e blogs parceiros para aglutinar e ganhar relevância em assuntos específicos em que dificilmente teriam “braço” para gerar. Essa colaboração é muito importante para que está buscando aumento de tráfego.

Por exemplo, seria muito importante uma empresa que vende sapatos para diabéticos escrever ou compartilhar seu conteúdo com um site ou blog que trata do assunto.

Os primeiros passos e o que esperar com o compartilhamento de conteúdo entre empresas.

  • Identificando páginas, blog, sites e até perfis no Instagram e Facebook que estejam alinhadas ao seu negócio.
  • Construindo relacionamentos com colegas do seu setor
  • Crescendo sua marca pessoal.
  • Trazendo mais exposição à sua empresa.

Você pode até ter várias pessoas em sua empresa aparecendo em blogs relacionados a suas habilidades ou atividades específicas. Seus desenvolvedores são estrelas do rock? Seu departamento de RH está fazendo um trabalho fantástico de recrutamento? Peça que escrevam sobre isso. De fato, todo mundo tem conhecimento para compartilhar.

Crie ferramentas interativas.

Construir ferramentas baseadas na Web, como bancos de dados, calculadoras ou gráficos interativos para o seu público, requer tempo e dinheiro antecipadamente. Mas, os benefícios a longo prazo são quase inigualáveis ​​por qualquer outro tipo de conteúdo.

Antes de você colocar recursos na criação de uma ferramenta como esta, faça algumas perguntas:

  • As pessoas vão usar essa ferramenta com frequência? Se for “pegajoso” (o que significa que eles voltarão a ele várias vezes), será mais provável que se torne parte de sua rotina.
  • Está diretamente ligado ao seu produto? Nesse caso, é mais provável que comprem quando virem o valor.

Seus desenvolvedores têm a capacidade de executar sua visão? Você pode se surpreender com o que eles podem fazer.

Quais táticas você tentará a seguir?

Crescer um negócio a partir do zero (ou até mesmo ajudar a expandir um negócio estabelecido) não é uma tarefa fácil. Contudo, posso dizer que o uso das táticas descritas acima pode levá-lo até lá, e isso vem da experiência pessoal.

Você não precisa estar no ramo de software como eu para fazer essas táticas funcionarem também. Contudo é necessário entender, que o marketing de conteúdo é o caminho econômico e, agora que você sabe por onde começar, tudo o que resta é começar.

Utilize o próprio ambiente da Internet para pesquisar informações e comportamentos de seus clientes alvos, e desenvolva conteúdos atrativos, com qualidade e que realmente ofereçam soluções para os que o buscam.

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