Enhanced eCommerce Analytics

Google Analytics Enhanced Ecommerce

por Bruno Cury 8 de julho de 2019 Mercado Digital
5 min

Entendas os benefícios do Google Enhanced analytics para sua operação de e-commerce VTEX, e configure-o com a Click Qi.

Entenda como o Google Analytics Enhanced Ecommerce vai refinar a sua análise, e apoia-lo na tomada de decisão na gestão do seu e-commerce.

Uma das principais ferramentas de business inteligence dentro do ecossistema de e-commerce, o Google Analytics, se mantém na dianteira no oferecimento de informações de qualidade e profundidade sobre o ambiente digital á gestores, agências de publicidades, gerentes de e-commerce, e todos que trabalham no ecossistema digital.

Segmentado por alguns módulos, como público, comportamento, aquisição, real time, e conversões, o Google tem se concentrado em ampliar a captação de dados desse último módulo, mais especificamente do comércio eletrônico avançado que permite que os dados de impressões, promoções e vendas de produtos sejam enviados com qualquer page view e evento do Google Analytics.

Mas… O que é o Google Analytics Enhanced Ecommerce?

O Google Analytics Enhanced Ecommerce é uma adição de dados à biblioteca do comércio eletrônico avançado – uma atualização que captura, além das informações da venda que já eram realizadas pelo comércio eletrônico – dados em relação ao comportamento do cliente no checkout, páginas de produtos e até mesmo a adição de cupons de desconto no carrinho.

Mas… Por que se importar com essas informações novas que são adicionadas pelo Google Analytics Enhanced?

Com o aumento dos investimentos em marketing pago, se torna cada vez mais importante entender como o seus usuários estão se comportando e é preciso entender cada processo e os pontos que estão impactando a conversão da venda.

Essas informações capturadas pelo Google Analytics Enhaced Ecommerce são populadas no painel de seu Google Analytics através de eventos disparados em momentos estratégicos do processo de compra em seu e-commerce, deixando mais claro o comportamento do cliente, em relação ao fluxo, produto, impostos, fretes e até mesmo promoções que o impactaram.

E… Qual a diferença entre o Comércio de Eletrônico Avançado e o Google Enhanced Ecommerce?

Basicamente o Comércio de Eletrônico Avançado capta as informações da página de finalização de compra, assim, apenas o final do processo é tabulado.

Já no Google Anaytics Enhanced, todo o processo de venda é monitorado, e todas as informações disponíveis no data layer da plataforma são enviadas para o Google Analytics, ou seja, a riqueza de informação é bem maior.

Como implantar o Google Anaytics Enhanced Ecommerce?

Primeiramente precisamos entender que a implantação do Google Analytics Enhanced Ecommerce, precisa de algumas premissas para ser implantado.

  1. Configuração do Google Analytics;
  2. Uma estrutura do dataLayer de sua plataforma de e-commerce;
  3. Uma estrutura do código HTML utilizados pela sua plataforma;
  4. Um trabalho complexo e cauteloso através do Google Tag Manager;

Comportamento de Compra no Google Analytics Enhanced.

A captação de dados dentro do funil de compras é um dos principais pontos de melhoria do Google Analytics Enhanced.

Com essa nova estrutura do funil, conseguimos ver de todas as sessões do site, os steps que fizeram até concluir a compra, mas sem detalhar o checkout.

Assim sendo, as sessões não ficam fragmentadas, oferecendo uma ótica totalmente nova na análise.

Veja como as informações de sessões estão distribuídas dentro do checkout do Google Enhanced Ecommerce.

1 – Sessões com visualizações de Produtos: Essa etapa mostra quantas pessoas visualizaram um produto no seu site e quantas delas incluíram um produto no carrinho, que é a próxima etapa.

2 – Sessões com Adição ao Carrinho: Nessa etapa, conseguimos analisar não somente quantas pessoas adicionaram um produto ao carrinho, mas também quantas abandonaram o carrinho antes de prosseguir o checkout, em uma visualização bem mais simples que o cadastro de metas.

3 – Sessões com Checkout: Aqui conseguimos ver qual a quantidade de pessoas que acessaram o site e foram até o checkout, e dessa quantidade quantos abandonaram o site nessa etapa. O Enhanced Ecommerce possui um funil somente para ele.

A cereja do bolo…

Não sendo repetitivo, a idéia de “melhorar” e “aprofundar” o entendimento do processo de compra vai além da tradução do termo Enhanced. Veja um exemplo de como o funil de compra é apresentado após a configuração do recurso.

Google Enhanced Analytics Ecommerce - Funil de Compras

As sessões são fragmentadas por steps do processo de compra, e não é só isso, você consegue ainda relacionar a maioria das dimensões da base do Google Analytics, como por exemplo, tipo de usuário, cidade, origem mídia, dispositivo, etc – dentro dessa análise.

Desta forma, você conseguirá entender como cada base de informação das dimensões de seu negócio estão se comportando dentro do funil de compras de seu ecommerce.

Se interessou? Tem plataforma VTEX?

Então fale com a gente! Fazemos a implantação de toda a estrutura do Google Enhanced Ecommerce para você.

Dúvidas sobre o Google Enhanced ECommerce? Nós te ajudamos!

É possível implantar o Enhanced ecommerce em minha plataforma de e-commerce própria?

Sim, claro, é totalmente possível!
Atente-se para as 4 premissas que compartilhei no início do post.

1. Configuração do Google Analytics;
2. Uma estrutura do dataLayer de sua plataforma de e-commerce;
3. Uma estrutura do código HTML utilizados pela sua plataforma;
4. Um trabalho complexo e cauteloso através do Google Tag Manager

Preciso trabalhar com o Google Analytics Universal?

Sim, é uma premissa trabalhar com o Universal Analytics.

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