Há alguns meses o Facebook anunciou o fim das curtidas no Instagram e a internet ficou em polvorosa. Segundo a rede social a idéia é combater a "popularidade tóxica" e as "métricas de vaidade".

Fim das curtidas no Instagram – Como isso impacta seu e-commerce?

por Vitor Santos 17 de julho de 2019 Mercado Digital
3 min

Há alguns meses o Facebook anunciou o fim das curtidas no Instagram e a internet ficou em polvorosa.
Segundo a rede social a idéia é combater a “popularidade tóxica” e as “métricas de vaidade”.

“Queremos que os seus seguidores se centrem no que você compartilha, não na quantidade de curtidas que recebem em suas publicações. “

Enfim, o tão temido dia chegou.
Ainda em fase de testes, o instagram começa a ocultar as almejadas curtidas. Nesta fase, apenas o criador da postagem conseguirá ver quantas curtidas a públicação obteve.

Agora, você deve estar se perguntando: “Ok, e como o fim das curtidas no instagram afeta meu negócio?”.
Fique comigo até o final deste post e você verá alguns pontos que merecem sua atenção.

Primeiramente, veja como ficou o novo layout depois do fim das curtidas:

O usuário verá as publicações da sua marca com as seguintes informações:

Já você, verá os seguintes dados ao abrir uma publicação sua:

O Fim dos likes diminui o Engajamento?

O ser humano tem a tendência de “agir em manada”,
é um comportamento instintivo, significa que temos maior probabilidade de realizar uma ação que muitas outras pessoas estão realizando.
Como os usuários não verão mais quantas pessoas estão interagindo com sua marca,
você deverá ficar atento ao volume de engajamento que conseguirá.
Então, talvez seja a hora de repensar sua estratégia.
Crie conteúdos realmente relevantes e atraentes,
pensados como se fossem para uma pessoa específica, a sua persona.

Estratégia com Influencers

Bom, se você já utiliza influencers na divulgação da sua marca,
já deve ( ou deveria ) saber que número de seguidores nunca foi uma boa métrica para avaliar seu possível disseminador.
Agora, com o fim das curtidas no instagram,
você perde mais uma métrica, mas fique tranquilo,
esse número era, no máximo, de relevância média.
Antes de mais nada, você deve pesquisar se
aquele criador de conteúdo realmente fala com sua persona,
se seus seguidores são os mesmos que sua marca quer atingir.
O influencer consegue te enviar relatórios de dados de seus seguidores, assim como apresentar números sobre alcance de suas publicações,
além do mais, nesta fase, apesar de não ser mais um número público,
ele ainda conseguirá ver quantas curtidas tem por post
e poderá lhe fornecer essa informação.

Avaliação de Relevância

É muito importante entender se seu conteúdo é relevante para sua audiência.
Como já dito acima, o criador do post continuará a ver quantos likes recebeu, logo você poderá entender se sua publicação está sendo atraente a seu público.
Aqui vale uma ressalva: “quem vive de orgânico é a Bella Gil.”, ou seja, você nunca terá um engajamento gigantesco, sem distribuir sua publicação de modo patrocinado.

Faça de um limão, uma limonada

Ok, estamos muito perto do real fim das curtidas no instagram.
Por outro lado, se você tem um perfil ainda pequeno, pode ser uma grande oportunidade, acabou a “vergonha” de postar e ter poucos likes.
Tente ser mais ousado, varie os formatos, horários, estilos de suas publicações.
Agora, ninguém além de você mesmo, saberá se obteve 10 ou 5mil curtidas, é a hora de testar, avaliar, validar.

E fique ligado, o fim das curtidas no Instagram foi apenas uma mudança que estão prevista para acontecer, Mas não precisa se desesperar, afinal essas mudanças estão sempre acontecendo.

Quer entender um pouco mais sobre estratégias de marketing, fale com um de nossos especialistas:

Agora que somos uma Expert Agência do Facebook vamos trazer sempre em primeira mão as novidades, assine nossa news e não perca nenhum detalhe.