Estratégias de Marketing Digital para a Black Friday

por Eduardo Pereira 21 de outubro de 2019 Black Friday
4 min

A maior data do ano do e-commerce já está aí, e boas estratégias de marketing digital podem definir os rumos do sucesso de sua operação. Para isso, montamos esse post para que você entenda as melhores práticas e aplique a partir de hoje.

Por que ter uma estratégia específica?

Não só de preços vive uma Black Friday, mas de lead’s e tráfego qualificado também. Para isso, estratégias de marketing digital como aquisição, retenção e vendas fazendo todo o sentido nesse momento.

Hoje o nosso post sobre a Jóia do Marketing irá passar por todas essas etapas e ainda auxiliar a encontrar novas mídias para que suas vendas ultrapassem suas expectativas.

Estabeleça o seu orçamento para a Black Friday

Primeiramente, tenha em mente qual o orçamento que você irá disponibilizar para a data. Ele é essencial para o seu planejamento estratégico e a forma como o mesmo será utilizado durante a época.

Grandes orçamentos auxiliam em maiores captação de novos clientes, orçamentos mais enxutos devem se focar mais em suas listas de Remarketing.

Tenha metas específicas para cada origem/midia, mídias como Facebook ADS auxiliam e muito na aquisição de novos consumidores que ainda não conhecem sua marca/produto. Já mídias como Google ADS auxiliam na finalização da compra via Remarketing e Google Shopping ( extremamente importante como pode ver nesse post ).

Porém a idéia desse post, é que você consiga enxergar além das ferramentas tradicionais e inserir novos canais de mídia para o seu site, além de fortalecer os caminhos atuais.

Quais mídias utilizar durante a Black Friday?

Uma das vantages do universo online é poder metrificar todos os caminhos do consumidor, e com as mídias isso fica ainda mais fácil. Porém tome muito cuidado com essa sopa de letras e mídias para que seu dinheiro não fique todo nelas e nenhum com você.

Dentre as mídias atuais temos as principais: Redes Sociais, Google, Marketplaces, Comparadores de Preços, e-Mail Marketing, Influenciadores Digitais, Mídias Programáticas entre outras.

Para o período de Black Friday as essenciais para o seu negócio ficam com Redes Sociais ( Facebook e Intagram ), Google ( Search e Shopping para Comparador de Preços ), e-Mail Marketing ( Para conversar com os seus atuais clientes ) e Mídias Programáticas para localizar clientes que tanto as Redes Sociais como o Google ainda não conseguiram localizar.

Mídias como outros Comparadores de Preços ( Buscapé, Zoom, Já Cotei, entre outros… ) e Influenciadores Digitais se o orçamento pré estabelecido tiver possibilidade também irão auxiliar na abrangência e entrega de suas ofertas durante o período.

Conforme dito acima, o universo online nos permite metrificar todos os dados. Então junto ao Google Analytics verifique quais as principais mídias você tem atualmente em sua operação para ampliar-las na Black Friday.

Somente Aumentar o Investimento me trará Receita?

Um dos maiores questionamentos dos nossos clientes sobre a Black Friday é quanto que o investimento será revertido em Receita para a loja.

Porém mesmo sendo grandezas escalares ( Volume ), a correlação entre investimento x receita não tem relação entre crescimento de ambas ou seja aumentar 50% de investimento não lhe dará 50% de aumento de receita.

Por isso, ter estratégias de marketing digital bem definidas de Topo, Meio e Fundo de funil são estratégicas para o seu Marketing e para a entrega de resultados finais.

e-Mail Marketing a cereja do Bolo

Para finalizar esse post, vamos falar dessa mídia que às vezes esquecemos, deixamos de lado mas que no fundo ela é uma peça importante em épocas de vendas crescentes!

Segmentação de Clientes

Nem toda a sua base é igual, converse com os seus clientes segmentando por gostos e produtos específicos. A segmentação da base pode ser efetuada em grandes, médias e pequenas bases.

Uma comunicação mais focada será sempre mais efetiva!

Customização de Mensagens

Com a base já segmentada, fica mais fácil uma comunicação mais customizada.

Entregue aquilo que o seu consumidor gostaria de ver no formato que ele necessita de ver. Se você percebe que o seu consumidor é focado em promoções o momento ideal é agora, apresente para eles as categorias que ele mais gosta com os menores preços possíveis.

Assuntos específicos, fuja do usual

Durante a Black Friday muitos consumidores receberam uma enchorrada de e-mails com o assunto: BLACK FRIDAY. Sendo assim, é interessante sair desse marasmo corriqueiro e encontrar outras estratégias para chamar a atenção dele.

Utilize o CTA’s focadas na sua campanha de Black Friday e não se esqueça da sua Lista VIP ( aqueles consumidores que já compraram mais de uma vez com você este ano ), se possível chame-os por nome no assunto do e-mail.

Enfim, uma boa estratégia de Marketing para a Black Friday inicia com aquisição, retenção e vendas. Utilize todo o seu potencial no funil completo e tenha vendas incríveis nessa Black Friday!