Estratégia de Preços para Black Friday

por Eduardo Pereira 11 de novembro de 2019 Black Friday
3 min

Estamos a menos de 20 dias para a Black Friday e criar uma boa estratégia de preços com certeza irá ajudar na sua rentabilidade.

Nas últimas semanas em nossas redes sociais fizemos as seguintes perguntas para entender a sua estratégia de preços: “A mesma Margem de lucro para todos os produtos na Black Friday?”, “Devo acompanhar os preços dos Meus Concorrentes?” e por último “Conta para gente como vai trabalhar os descontos com a sua lista VIP”.

Como sempre, vocês mandaram super bem em todos os quesitos e o post de hoje é apenas para reforçar alguns pontos e auxiliar aqueles que ainda tem dúvidas como elaborar a melhor estratégia de preços para o dia da Black Friday.

Portamos vamos começar a falar sobre um dos pontos que achamos mais importante; Como trabalhar os preços com sua Lista VIP.

O que é Lista VIP ?

Lista VIP do seu site seria todas aquelas pessoas que durante o ano já compraram mais de uma vez com você. Sendo assim, são seus consumidores leais!

Esses consumidores já conhecem o seu processo de compra e a qualidade dos seus serviços prestados ( entrega e qualidade de produto ), nada mais justo do que conversar e ter uma estratégia de preço diferenciada com eles.

Semelhantes aos descontos oferecidos para todos na Black Friday, os consumidores da sua Lista VIP podem receber além disso brindes ou forças de vendas diferentes. A meta é deixar eles mais a vontade o possível dentro da loja, para que consigam comprar com um Ticket Médio superior ao que você está pensando para o período.

A comunicação a ser utilizada com a Lista VIP poder ser: e-mail Marketing, ADS remarketing e Social Midia.

Concorrentes e Margem de Lucro

Com a finalidade de auxiliar aqueles novos lojistas, inserimos também duas perguntas mais básicas na nossa semana de estratégias de preço. Sendo elas: “A mesma Margem de lucro para todos os produtos na Black Friday?” e “Devo acompanhar os preços dos Meus Concorrentes?” .

Antes de mais nada, falar em estratégia de preços é um princípio básico para sua rentabilidade. Logo, manter a mesma estratégia de lucros e descontos para todos os produtos pode ser algo um pouco complicado para sua loja.

Dessa forma, não é indicado aplicar uma mesma ação de desconto para todo o sortimento e por um motivo simples: cada um pode apresentar margem ou porcentagem de lucro diferente. Com isso, você poderia tornar a oferta de um produto pouco relevante se nivelasse todos os itens pela menor margem ou então comprometer a saúde de negócio se aplicasse a margem máxima para todos.

Com esse mesmo raciocínio, lembre-se que ofertar um preço muito inferior também não é uma prática recomendada. Leve em conta o orçamento e o perfil do seu e-commerce para ter uma decisão final mais certeira.

Por isso, para não errar e ter sucesso nessa data, confira e analise como está o preço de seus concorrentes. Faça isso com antecedência para facilitar a definição de preços e a decisão das estratégias para chamar a atenção do consumidor com um preço atrativo.

Como aplicar uma boa estratégia de Preços ?

Enfim, para aplicar uma boa estratégia de preços, o pontapé inicial é conhecer bem os seus produtos e sua rotatividade. Produtos fase out que não terão reposição esse é o momento para fazer dinheiro neles!

Produtos com baixa rotatividade, mas que são apostas da empresa é o momento de entender se os preços estão corretos. Análise os concorrentes e veja se a sua estratégia de preços está conforme o mercado, essa é um bom momento para entender se o compras está comprando correto.

A meta é vender muito, mas que você não pague para vender!

Gostou? Acesse mais post’s sobre a Black Friday >>> Clique Aqui!