Dia do Consumidor

por Eduardo Pereira 28 de fevereiro de 2019 Mercado Digital
2 min

A Maior Data do Primeiro Trimestre

Olá, após as liquidações de Ano Novo muitos clientes nos questionam se o e-Commerce entra em um “recesso” de vendas. Portanto o post de hoje vem para esclarecer, que após as liquidações de Janeiro há sim espaço para crescimento de vendas em sua loja.

Focando em vendas a principal data do e-Commerce vem com a Dia do Consumidor. Sendo assim abaixo junto com as informações do Google iremos trazer alguns dados para auxiliar a sua estratégia de Marketing.

Buscas por Dia do Consumidor

Buscas por Dia do Consumidor

As buscas relacionadas ao Dia do Consumidor, por exemplo, praticamente dobraram de 2017 para 2018, e 73% das pessoas que compraram na data começaram a pesquisar uma semana antes, nesse sentido reforçando a ideia de que esse período de compras vai além de um só dia.

Com isso a conclusão possível é que o Dia do Consumidor não se resume mais em apenas um dia: ele movimenta uma semana inteira de ofertas. Semelhante em outras datas do varejo, como a Black Friday.

O poder da semana

De Acordo com o Google a Semana do Consumidor já se tornou uma das principais data do ano, ao longo da semana o crescimento chega a 26% de visitas nos sites. Desse modo no próprio dia o crescimento pode chegar até 30%.

Junto a esse estudo o Google aponta que o TM da data pode chegar a até R$ 500,00. 58% dos Consumidores Online estão esperando a data para realizar uma compra após as Liquidações de Ano Novo.

O formato de compra do Dia do Consumidor, vem trazendo um cenário bastante explorado no Ano Anterior e que esse Ano ficará ainda mais evidente. Sendo assim é claro que estamos falando do OmniChannel.

39% dos Consumidores pretendem comprar offline, porém 75% dos Consumidores irão iniciar a jornada pela mídia online. Sendo que 50% dos Consumidores da data pesquisam os preços no Google antes de realizar as compras.

Isso nos mostra o quão importante é a sua presença Online, entender que a venda ocorre a partir do conhecimento da sua marca irá fazer a diferença entre os seus concorrentes.

Fatores Decisores de Compra

O preço ainda é fator decisor de compra. Entretanto conforme informamos em post’s anteriores o Frete e a Confiança na Loja se tornam fatores que implicam diretamente em sua venda. Leia-se Frete, porém subentende-se que não seja somente o Frete Grátis, e sim tempo de entrega do Produto.

O tempo de entrega hoje se torna um fator tão decisivo, que fica complicado analisar ele em conjunto com outras métricas. Trabalhar bem e informar melhor ainda, uma estratégia de Envio Expresso no Dia do Consumidor irá deslanchar ainda mais as suas vendas.