Case de eCommerce | Calçados Femininos Saltare by Click QI

por Eduardo Pereira 31 de janeiro de 2019 Cases, Mercado Digital
3 min

Case de Sucesso – Saltare

Segmento: Calçados Femininos

Porte da Empresa: PME

Tipo de Negócio: B2C

Objetivo: Inverter o Cenário de Queda e Iniciar o B2B

 

 

 

O Ponto Crítico

 

A Calçados Saltare já está no Mercado de lojas físicas na cidade de Franca há 6 anos. No seu Segundo ano de Mercado de lojas físicas iniciou sua operação Online, após testes com MarketPlaces. Visando entrar de forma agressiva no Mercado, escolheu como plataforma de e-commerce a VTEX.

 

A idéia era simples, a grande fatia de comissões que se tinha seria alterado para investimento de mídias. Dessa forma então, tentar buscar os resultados dos MarketPlaces para o novo site.

 

Após a subida do site, a expectativa não se alinhou a realidade. No final do ano de 2017 a idéia fixa era clara, fechar o site e voltar para os Marketplaces. Mesmo perdendo uma fatia muito grande por causa do percentual de comissão, as vendas pelo menos aconteciam com uma frequência maior.

 

 

Solução Encontrada

 

Após analisar todo o cenário junto com o time de Marketing de Perfomance da Click QI, vimos que ainda existia sim uma boa fatia do mercado a ser explorada. Sentando com os Sócios André Coutinho e Pâmela Zaninelo, conseguimos criar uma meta de planejamento de mídias.

 

Alinhar as expectativas e a realidade, foi o primeiro passo!

 

A média da Taxa de Conversão do comércio eletrônico Brasileiro é próximo a 1%, ou seja a cada 100 landing pages acessadas possivelmente 1 seria convertida. Temos então um norte de visitas!

 

Era necessário também entender o cliente, porque o mesmo não estava comprando?

 

Dessa maneira, entendemos que era necessário conversar primeiro com o cliente. Verificar onde ele mais se identificava com a marca. Sendo assim, a maneira mais fácil que encontramos de encontrar esse cliente e conversar com ele foi via mídias sociais.

 

Nossos carros chefes foram: Facebook ( pontapé Inicial ) e Instagram.

 

Nos anos anteriores a Marca, não era tão ativa nos canais. Em 2018, já em Janeiro iniciamos testes com Post’s patrocinados dentro do Facebook. Porém foi no Instagram, onde tivemos o melhor resultado do contato e questionamento dos consumidores sobre os produtos oferecidos pela loja.

 

Percebemos então que a consumidora da loja não ficava “tão ligada” em nossas promoções, porém nos lançamentos de produtos que fazíamos.

 

Fato: O problema então não era Preço e sim rotatividade de novos produtos.

 

Dessa maneira, nós já encontramos uma meta de visitas diárias e quais produtos focar para essa nova etapa da loja. Diminuímos de forma gradativa os números de MarketPlace, nossos esforços deveriam se focar na marca.

 

Ferramentas trabalhadas para a construção da Marca:

Facebook e Instagram

 

 

Evoluindo a Solução

 

Encontrar uma forma de conversar com o consumidor, entender ele e saber o que lhe agradava foi fundamental para o setor de Compras. As vendas a partir desse momento começaram a acontecer bem!

 

Para evolução de vendas, toda a estratégia foi desenvolvida a partir deste conhecimento de Brand + Persona.

 

Campanhas de Facebook, Instagram e Google ADS, foram 100% remodelada em investimentos e custos somente para os produtos que realmente os consumidores queriam ver. O Site e a comunicação via e-mail Marketing, também foram alterados para falar 100% daquilo que o consumidor gostaria de ver.

 

Resultados

Dados reais falam mais do que palavras, abaixo podemos ver junto ao Google Analytics evolução de visitas + Conversões após o trabalho de Marketing de Performance Middle com a Calçados Saltare:

 

Depoimento do Cliente