Boleto Bancário no e-commerce? Dicas de como melhorar a sua conversão.

por Bruno Cury 13 de maio de 2019 Gestão
5 min

Como ações simples e totalmente aplicáveis em sua operação podem mudar a realidade dos resultados gerado por vendas por pagamento de boleto bancário.

Considerando os top’s 20 players gerenciados pela Click Qi, em relação ao GMV, 22% das vendas são realizadas através do Boleto Bancário, no entanto sua conversão é 24% menor quando se comparado á modalidade de pagamento com cartão de crédito.

No primeiro trimestre de 2019, a conversão média de pedidos (capitados x faturados), realizados por boleto nesses clientes, foi de 71%.

Fonte: Big Data board Click Qi

Pode soar um pouco contraproducente falar de pagamentos fora da realidade “automatizada” oferecida pela quantidade de cartões de crédito atualmente.

Além disso, invariavelmente o Boleto Bancário no e-commerce é visto como um vilão, devido a sua baixa taxa de conversão (capitado x faturado), reserva de produtos em estoque até a sua compensação, fraudes aplicados na sua impressão, etc.

São várias os motivos apontados pela baixa conversão do boleto bancário.

Não confiam na sua empresa

 
Mesmo que o cliente já tenha emitido o boleto, isso não significa que ele está totalmente certo de que você irá enviar o produto no prazo acordado, que o seu produto tem qualidade ou até que sua empresa existe de verdade. Pode ser que ele ainda esteja pesquisando informações sobre você para entender se a compra valerá a pena ou não. Outro dado observado dentro do sistema de Big Data da Click Qi, está relacionado á característica do público – lojas com predominância feminina possuem um percentual maior de pedidos por boleto.

Esquece de pagar o boleto

 
Mesmo que exista um prazo e ele esteja evidente no boleto, muitos compradores irão esquecer de efetuar o pagamento antes da data de vencimento por inúmeros motivos que ultrapassam sua loja virtual. Outro ponto é que a data não pode ser ampliada facilmente sem que o consumidor tenha que gerar um novo boleto, e para isso (na maioria dos casos), repetir todo o processo de compra.

Possui dificuldade para acessar o boleto

Algumas lojas fornecem o boleto apenas no momento de checkout. Muitas vezes, se não tiver sido encaminhado por e-mail, o comprador perde o link e desiste de pagar por causa da dificuldade em encontrar o documento. Há casos em que o link para o boleto é enviado por e-mail, mas pode acontecer de cair na caixa de SPAM e por lá permanecer.

O boleto não é responsivo para dispositivos móveis

A cada ano, aumenta a gama de consumidores que utilizam smartphones. Analisando os resultados do Webshopper 2018 – 38 edição, atualmente 32% das transações já são realizadas por disponitivo móvel.

Mesmo com a evolução do ticket médio em quase 4%, chegando a um valor de R$ 433,00 reais por compra o que tecnicamente seria um fator que diminuiria a intenção de pagamento por boleto, no M-commerce houve uma retração de -7% de seu ticket médio, além disso, o percentual de compras em até 1x – no qual se incluem o pagamento por boleto bancário, corresponderam a 52% das transações do primeiro semestre de 2018.

Então, como melhorar a conversão do boleto em seu e-commerce?

Há diversas ações que podem ser empregadas para melhorar a conversão via boleto. O ideal é que você teste para analisar aquelas que melhor se encaixam à realidade do seu e-commerce.

Desconto para pagamento no boleto

Soa como clichê… No entanto pautado ainda pelas informações do relatório da Webshopper 38. edição da Ebit, o parcelamento médio vem caindo, sua involução saiu de 3,3 parcelas no 1S17 para 3,1 parcelas no 1S18, e o oferecimento de descontos para essa modalidade de pagamento só tente a reduzir mais esses indicadores.

Além disso, o advento de categorias de produtos que possuem um ticket médio menor como por exemplo Saúde/ Cosméticos e Perfumaria (1˚ colocada em volume de pedidos do ano de 2018), jogam a favor dessa modalidade de pagamento.

Outro ponto positivo que reforça essa estratégia, são as taxas pertinentes á operações de crédito, na modalidade de boleto bancário são menores ou inexistentes.

Faça remarketing nos dias próximos ao vencimento do boleto

O objetivo do remarketing na área de marketing é aumentar a conversão. E a pergunta que faço é… Porque não levar o remarketing para o Boleto?

Aqui, o remarketing vai servir para motivar a pessoa a liquidar o boleto. A ideia é enviar email automatizado para relembrar a data de vencimento mais o link para impressão do boleto.

Hoje há ferramentas que fazem esse tipo de trabalho, ou então, você pode definir um processo de contato direto com o cliente. Porque não pensar no pagamento de uma pequena comissão para seu time de televendas recuperar pedidos não pagos ou com data de vencimento próxima?

Otimize de pagamento do boleto.

Se você é um gerente de e-commerce que trabalha com dados, sabe o custo que se tem para converter um cliente.

Imagine que todo esse trabalho pode ser perdido pela simples falta de cuidado com a página de finalização de compra.

Um dos grandes problemas (como já apresentado acima), é a responsividade do boleto, na maioria dos casos, essa integrações entre instituições bancárias com as plataformas de e-commerce permitem um baixo nível de integração o que gera um impossibilidade no trabalho da agência em correções e/ou adaptações no frontend, para uma melhoria da experiência.

No entanto há formas alternativas de melhorar essa experiência de outra forma.

Veja esse exemplo utilizado em uma plataforma VTEX.

Como a apresentação do boleto é prejudicada pela falta de responsividade do módulo, a opção foi disponibilizar a linha digitável. Assim de forma simples, o cliente pode copiá-la e já efetuar a sua colagem no sistema de pagamento de títulos de seu banco.

Veja esse exemplo abaixo!

É importante ressaltar, que a aplicação dessa funcionalidade depende da disponibilidade das informações compartilhadas pela instituição bancária – gerador do boleto, com a plataforma.

São ações simples que podem melhorar muito os resultados da “última linha de seu e-commerce”.

É cliente Click Qi? Então veja com o nosso time de atendimento a aplicação dessas ações em sua plataforma de e-commerce.