Black Friday – On e Off pela 1ª vez no Brasil

por Eduardo Pereira 23 de setembro de 2019 Gestão, Mercado Digital
2 min

Dados do Google mostram que os consumidores estão se preparando para comprar tanto no e-Commerce como nas Lojas Físicas

Black Friday já é a maior data do e-Commerce e este ano apresenta ser também a maior data do Comércio de Rua e Shopping. Segundo dados da parceria Google e Provokers para a Black Friday de 2019.

Na pesquisa é possível entender que a intenção de compra somente internet que era de 52% em 2018 caiu para 38%. Porém, a porcentagem de pessoas que irão comprar na Internet e nas Lojas Físicas saiu de 37% para 41%.

Compras na Black Friday

Esse cenário apresentado acima, representa principalmente o entendimento que o consumidor atual é multicanal. Reforçando então que o Omnichannel é um cenário que precisa ser cada vez mais rápido implantado nas Empresas.

A Data não é só na Sexta-Feira

Segundo a Pesquisa do Google e Provokers, para 76% dos usuários entrevistados a idéia do consumidor é ver promoções já na semana da Black Friday até a Cyber Monday.

Retirar em Loja – Oportunidade

Um dos fatores que mais explica a grande ida de pessoas para a Loja Física é de ter o produto na hora. Sendo assim, utilizar o retire em loja nas datas de Black Friday pode auxiliar a sua venda online.

Outro ponto, é o treinamento da sua equipe para poder utilizar o retire em loja para vender produtos de Ticket Médio menor para o consumidor que estiver indo a Loja Física.

Na pesquisa foi observado que 39% dos entrevistados consideram o “retire em loja” como uma opção extremamente importante na hora de finalizar a compra. 24% dos consumidores da pesquisa querem utilizar essa opção já nesta Black Friday!

Presença Online

Dois em cada três brasileiros afirmam fazer uma busca online antes de comprar na loja física. Só 27% dos compradores decidiram onde comprar na hora, enquanto 74% tinham ideia ou certeza de qual loja comprar antes.

Isso demonstra que mesmo que você não tenha um e-Commerce, é necessário uma presença Online. Seja ela com Google Meu Negócio, Facebook ou Instagram.

A pesquisa foi feita a partir de entrevistas com 1.500 pessoas de todo o Brasil entre os dias 25 e 29 de julho, além de pesquisa online por meio da ferramenta Google Survey com 1.000 pessoas de todo o Brasil entre os dias 15 e 20 de agosto.

Novas Categorias de Venda

Concluímos junto a pesquisa do Google que a intenção de compra aumentou para todas as categorias. Isso inclui novas categorias como, alimentos e bebidas, móveis, veículos entre outros.

Essas novas categorias sendo puxadas principalmente pela maior entrada das lojas físicas.

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Esse post utilizou noticias dos seguintes canais: G1 e Think With Google