Black Friday 2018 | Primeiras Impressões

por Eduardo Pereira 22 de novembro de 2018 Mercado Digital
2 min

Black Friday já é realidade e a Black Week, está aí para nos mostrar o que esperar dessa noite tão especial para o comércio eletrônico. Nós da Click QI, assim estamos desde de segunda-feira monitorando o Mercado. Os primeiros números nos trouxeram algumas surpresas que irei comentar logo abaixo.

Obs.: Apenas lembrando, que são estimativas gerais. Esses números podem representar ou não o ambiente da sua loja.

Black Friday e Mídias Pagas

O planejamento preventivo, tanto dissecado em nossos post’s anteriores trouxe bons efeitos. Portante as mídias pagas em sua totalidade, comparando ao ano anterior representam crescimento acima de 100%. Já nesse tópico, temos nossa primeira surpresa.

Conforme observado durante todo o ano, o Instagram se tornou uma ferramenta muito forte para vendas. Como resultado entre as mídias pagas, a mesma é que está trazendo o maior crescimento e participação das receitas.

Porém se o foco é Receita, realmente o Google ADS é a atualmente o principal vendedor. Durante a Black Week, ele se manteve como o principal canal. Auxilia lembrar, que campanhas de RMKT fazem muito sentido nessa época. Com isso o público presente nos sites e nas compras originado pelo Remarketing, tiveram crescimentos. Mostrando porém, dados diferente de 2017. Os novos consumidores este ano, cresceram acima de 100%.

Esse dado nos mostra, o tanto que a Black Friday já está na cabeça dos consumidores. A confiança de comprar do consumidor nessa época, está cada ano mais positiva e os números nos mostram isso.

 

Mídias Orgânicas e Diretas

Ambas as mídias estão apresentando crescimento de receita, ( sucesso do planejamento preventivo ). Porém em ambos os cenários, a participação das receitas dos canais diminuíram. Dado preocupante da mídia Direct a mesma está caindo próximo a 30%.

Deixa bem claro então, que realmente o consumidor está chegando a sua loja via mídias pagas. Ter estratégias bem elaboradas, podem diminuir os gastos e auxiliar a você não perder vendas.

 

eMail Marketing

Muitas vezes esquecido por muitos, ele mostra sua força nas datas sazonais. Crescimento em todas as métricas, além de Taxa de Conversão. Enfim isso deixa claro que não faz sentido, Black Friday sem uma estratégia de eMail Marketing.

 

Black Friday é corrido, e por esse motivo não vou utilizar tanto o seu tempo. Concluo então, que ainda dá tempo de buscar ajustes para suas campanhas e estratégias de Black Friday.

Conforme dito o Instagram e Google ADS, vem se destacando na Black Week. Se conseguir criar estratégias mais fortes para as duas mídias para a Black Friday, com certeza o seu sucesso estará garantido. Uma dica que deixamos, se não tem estratégias de eMail Marketing o Mail Chimp é uma ferramenta gratuita. Aproveite a data e veja como sua base ira sair, boas vendas!